miércoles, 23 de noviembre de 2011

estamos ativas


Oi pessoal!!

Como muitxs de vocês sabem, todo 25 de novembro comemoramos o Dia Internacional de Combate á violência contra as mulheres. As MR pensamos em combatê-la com pensamento, reflexão e ação.

sexta-feira 25 de novembro, 19.00 horas no Espaço Libertário Moinho Negro. Rua Marcilio Dias, 1463 – Porto Alegre-RS

Quando falamos em violência contra as mulheres a imagem é sempre a de um homem batendo numa mulher. E qual a mensagem que fica? Como somos fracas as mulheres que vivemos apanhando e não reagimos! Não queremos dizer que visibilizar esse lado não seja importante, mas também é interessante mostrar a nossa força, a capacidade de dizer não ativamente!

Por isso propomos debater o filme Die Rote Zora. Documentário que trata de um grupo de mulheres que começou a atuar na Alemanha, em 1977. Seu ativismo se caracterizou pelo seu compromisso com a luta antipatriarcal, antirracista e anticapitalista. Queremos aproveitar a conjuntura que estamos vivendo com xs nossxs companheirxs do MST, MTD, Consulta Popular e Via Campesina que acabam de sair dos seus respectivos movimentos por discordância com os compromissos assumidos com os governos petistas. Na nota que escreveram, tem uma parte que vale o destaque “... as ações das mulheres no 8 de março em diferentes estados. Este último processo impulsionou um debate profundo sobre a relação entre o patriarcado e capitalismo, rompendo o limite da questão de gênero e da participação das mulheres nas organizações, e propondo o feminismo e o socialismo juntos como estratégia de emancipação da classe”.

Por isso também pensamos em passar um filme das ações do 8 de março que as companheiras tem feito a partir de 2006, esses fatos que mudaram a história das mulheres dentro do MST, chamaram a atenção da repressão policial e criaram uma outra visão das companheiras camponesas e da Reforma Agrária para a sociedade brasileira. Antes se dizia “são só mulheres”, agora um grupo de mulheres camponesas é uma luz vermelha que pisca incansavelmente.

Se as mulheres temos referências de outras mulheres organizadas, enfrentando as diferentes formas de violência, vamos ver como a digna raiva é contagiosa e nos impulsiona para a luta.

Sabemos que este é um momento muito difícil, mas por outro lado, o sabor da coerência, da liberdade a céu aberto, é um gosto inigualável.

Vamos degustá-lo juntas?

Apareçam e lembrem de convidar a todOs os companheirOs que querem sempre estar nas lutas e debates feministas e se queixam das portas fechadas. Nesse dia estará aberta para todos os sexos e gêneros.

Lembrando

sexta-feira 25 de novembro, 19.00 horas no Espaço Libertário Moinho Negro. Rua Marcilio Dias, 1463 – Porto Alegre-RS

Projeção dos documentários

Die Rote Zora e 08 de março das mulheres do MST

No hay comentarios: