martes, 12 de abril de 2011

MST na luta!


PAUTA: MST OCUPA FAZENDA GUERRA

As 600 pessoas que marcham na região Norte do estado desde cedo da manhã ocuparam, neste momento, a Fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul. As famílias entraram na área em protesto aos governos federal e estadual, que até agora não apresentaram nenhuma proposta concreta para o assentamento, nas regiões Norte e metropolitana de Porto Alegre, das 1 mil famílias acampadas no Rio Grande do Sul.

Na tarde de hoje, às 14h, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) terá uma reunião com o governo estadual em Porto Alegre, no Palácio Piratini, para tratar da reforma agrária. Os sem terra também irão pautar o assentamento das famílias acampadas. Até o momento, o governo gaúcho apenas se comprometeu em finalizar a desapropriação da Fazenda Palermo, em São Borja, onde cabem 54 famílias.

REFORMA AGRÁRIA NÃO É PRIORIDADE DOS GOVERNOS

Em 2007, durante a marcha do MST em direção à Fazenda Guerra, o governo federal firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, em que se comprometia a assentar todas as famílias acampadas em um ano. Os sem terra cumpriram a sua parte, encerrando a marcha. Passados 3 anos, o governo federal não cumpriu o acordo.

Isso mostra o descaso do governo federal em relação à reforma agrária. O Governo Lula assentou menos famílias que o de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e, até agora, a presidente Dilma Rousseff não apresentou nenhum programa de reforma agrária. Pelo contrário: o governo federal gasta milhões de reais anistiando as dívidas do agronegócio e, diz que não tem dinheiro para a reforma agrária, que junto com a pequena agricultura são responsáveis pela produção de alimentos saudáveis e baratos para o brasileiro.

Desde 2008, não são criados assentamentos no Rio Grande do Sul.


MAIS INFORMAÇÕES

(51) 9666-9270
(51) 9950-6370
(51) 9994-8975

ASSESSORIA DE IMPRENSA: (51) 9635-6297

No hay comentarios: