martes, 31 de agosto de 2010

29 de Agosto - Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

fotos : http://www.flickr.com/photos/mulheresrebeldes/sets/72157624731227367/

O patriarcado é uma ideologia/ um sistema/ uma prática de dominação e controle dos homens sobre as mulheres. Neste contexto a lesbianidade é uma libertação em potencial desta opressão imposta - a da
heterossexualidade obrigatória - a do papel compulsório de ser responsável pelos trabalhos domésticos, pelo cuidado dxs filhxs e de servir ao homem - amo. E muitas e muitas vezes de ter que trepar sem desejo.

Entendemos por lésbikas polítikas todas aquelas mulheres que, para além das suas práticas sexuais, escolhem uma atitude de libertação e ruptura com as cadeias impostas pelo sistema patriarcal capitalista.

É nessa prática cotidiana que corroemos o capital por dentro. E, nos utilizando dessa raiva que nos dá essa imposição e, com o nosso sapatão, damos um chute nesse sistema! Só assim que nos libertamos
dessas correntes a que tentam nos amarrar, que nos (mal)educa e nos faz caminhar de cabeça baixa.


Sendo lésbikas, estamos necessariamente nos opondo à opressão patriarcal. Não temos um homem para servir, cozinhar e lavar. Esta é a verdadeira fonte da lesbofobia. O Machista não se conforma com o fato de uma mulher não estar disponível para ele, e o que é pior, para nenhum outro homem. Esta afronta à lógica moral do sistema imposto pelo falo gera as violências pelas quais nós lésbicas estamos expostas: agressões, abusos sexuais, ofensas nas ruas, humilhações em geral. Não podemos ignorar as que as origens da lésbofobia repousam no patriarcado. Ao nos dizermos lésbikas polítikas estamos tomando consciência da origem desta opressão e lutando contra ela.


É na luta e com o sabor da liberdade que nós erguemos a cabeça e o
corpo, levantamos o punho e o labrys e bem forte gritamos:

SAPATÃO CONTRA TODA OPRESSÃO

No hay comentarios: