martes, 27 de julio de 2010

reunião na quinta 29


Amigas,

Tudo bem com a volta do nosso solzinho gelado?! Pelo menos não chove porque a gente já estava correndo o risco de virar sapa!!!

Na quinta passada demos um mergulho no feminismo anarko-punk dxs amigxs da Ação Anti-sexista. A partir de seu primeiro zine,com ilustrações geniais, debatemos o sexismo como uma fratura que divide as pessoas pela sua biologia – homens ou mulheres- e tenta nos encaixar em papéis rígidos, onde às mulheres cabe obedecer e aos homens mandar, mesmo que usando de extrema violência. Como relata o nosso velho Érico Veríssimo, na saga da história riograndense O Tempo e o Vento: “às mulheres só resta chorar, orar e esperar”.

Na verdade, o tema da violência contra as mulheres tem sido uma constante em nossos encontros, principalmente depois do frio e cruel assassinato perpetuado pelo goleiro Bruno e sua turma de machos, contra a modelo Eliza Samudio. Por isso, durante a última reunião, decidimos que esse será o foco do próximo encontro que será baseado em dois textos. Um da nossa compa rebelde marian que foi escrito a 20 dias, para um jornal argentino, e se chama “O clube da fraternidade”, o outro é da linda e saudosa época em que fazíamos a bloga em rebeldia, sim! a mesma que virou livro! Pensamos subir um editorial escrito em maio de 2007, no que nos fazíamos perguntas e expressávamos a nossa raiva tanto quanto hoje. Ambos refletem a agressão sofrida por nós mulheres neste sistema patriarcal e as justificativas que a própria sociedade apresenta para esses atos.

Chamamos a todas para debater esses dois textos nesta quinta-feira. Vamos esquecer do frio e partilhar o calor de nossas almas lutadoras.

Um beijo sororal

Nos encontramos na Quinta-feira, dia 29, as 18,30 horas na sede da Comunidade Autônoma de Utopia e Luta, nos altos da escadaria da Borges.

Esperamos a todas!!

No hay comentarios: