miércoles, 12 de agosto de 2009

reunião 13 de agosto

Olá pessoal!
Esta semana a gente está muito comunicativa, entre o lançamento do livro http://mulheresrebeldes.blogspot.com/2009/08/em-rebeldia-da-bloga-ao-livro.html- que muito nos emociona - e o correio semanal, esperamos não encher muito as bandejas de vocês.

Estão prontas para esta semana? Continuamos estudando os feminismos. Semana passada vimos o texto da Jurema Werneck, De Ialodês e Feministas
Reflexões sobre a ação política das mulheres negras na América Latina e Caribe. A partir de uma perspectiva de anterioridade, Jurema nos conduz com muita lucidez por uma retrospectiva histórica, mostrando que o patriarcado, está de braços dados com o colonialismo e o racismo.

Como não podia ser diferente, as mulheres rebeldes nos rebelamos contra a idéia hegemônica de feminismo, quer tenha começado com a Simone de Beauvoir, com as sufragistas, ou com as européias, ou com as brancas. O feminismo começou com o nascimento do patriarcado e a revolta das mulheres. Simples não? Aos poucos começamos a nos organizar e a dar nome a essa luta.
Como nos “lembrava” bell hooks: O movimento feminista acontece quando grupos de pessoas se juntam com uma estratégia organizada de ação para eliminar o patriarcado. Então, nós que estamos bem juntinhas, continuamos confabulando contra ele, e a primeira coisa que fazemos é estudar, aprender e entender.

Também preferimos sempre adotar as leituras não-hegemônicas, que conseguem precisar as especificidades de nossa luta no passado colonial, capitalista e patriarcal. Continuando nosso abreviado histórico, nesta quinta 13, mmmmm dia de Bruxas, estaremos vendo:
- Olympe de Gouge, nascida na França (1748-1793) e a sua famosa Declaração dos direitos das mulheres e das cidadãs. Apresenta Glaucia.
- Mary Wollstonecraft, nascida em Londres (1759-1797) considerada como pioneira do moderno feminismo com a publicação da obra Uma Defesa dos Direitos da Mulher, em 1790. Apresenta Cris.
- Flora Tristan, nascida na França (1803-1844). Escreve, entre vários textos publicados, A União Operária (1843) e A Emancipação da Mulher (inédito até 1846), obras que marcam sua maturidade intelectual e política. Apresenta marian.
- Nísia Floresta Brasileira Augusta, nascida no Brasil (1810-1885). Foi considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi, provavelmente, a primeira mulher a romper os limites entre os espaços público e privado publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia escreveu livros em defesa dos direitos das mulheres, dxs índios e dxs escravxs. Apresenta Tzy.

Para ler sobre a Nísia:
http://mulheresrebeldes.blogspot.com/2009/08/direitos-das-mulheres-e-injustica-dos.html

Nos encontramos na quinta-feira 13 de agosto, as 18,30 horas, na casa da Ramira.
Fones : (51) 3333-3538 9239-1891 9253-4300



2 comentarios:

Ação Feminista Curitiba dijo...

essa reunião de textos é uma contribuição maravilhosa...

se puderem linkar a gente na bloga de vcs... gracias!!

mulheres rebeldes dijo...

Companheiras, já linkamos a bloga de vcs, é um belo trabalho!!
parabéns!