viernes, 17 de octubre de 2008

reunião dia 22 de outubro 19.00 hs.


MULHERES REBELDES
nos reVelamos ante o mundo com as nossas reBeldias quotidianas


Esta quarta-feira 22 começamos com o “espaço próprio”, um lugar no qual o debate, a construção de idéias, as reflexões, sejam nosso oxigênio. Um ecosistema onde não existam normas heterossexuais, brancas, nem burguesas/capitalistas. Já pensaste estar num lugar sem hierarquias, vamos tentar construir juntas?

Começaremos lendo um texto para lá de interessante: De Ialodês e Feministas da carioca Jurema Werneck. Vamos nos questionar sobre o início do movimento, precisamos da Europa, da colonização, para sermos feministas? O feminismo tem cor? Tem classes? Jurema vai nos convidar a pensar muitos pontos sumamente relevantes.

Porque começaremos com um texto feminista se somos lésbicas? Primeiramente porque não acreditamos em causas únicas, isoladas do mundo. Segundo porque consideramos que ser lésbicas é muito diferente a ser gay numa sociedade opressivamente patriarcal. Entender essa diferença é vital para todo tipo de atuação seja nos movimentos sociais, seja na vida. Analisar o mundo a partir de um marco feminista nos permitirá entender muito as relações de poder e nos ajudará na luta cotidiana, também para quem atua em grupos LGBT ou qualquer outro movimento misto de forma a não reproduzir os códigos estabelecidos pela cultura heterossexual.

Te esperamos na quarta-feira 22 de outubro as 19.00 horas na Travessa Francisco Leonardo Truda 40, sobreloja.

No hay comentarios: